Você merece o melhor! As melhores soluções estão aqui!
30/05/2022

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

 

 

 

Assim como qualquer organização, as indústrias demonstram cada vez mais preocupação com a melhoria de resultados. Muito tem sido feito e testado,
mas a regra da vez é buscar a automação para aumentar a performance e reduzir custos a médio prazo.

A Automação Industrial tem como principal objetivo implementar projetos que ampliem a autonomia dos processos de fabricação e reduzam ao máximo o esforço, o que está relacionado
ao conceito Indústria 4.0.  O conceito trata da ideia de sistemas cyber-físicos, Internet das Coisas e computação em nuvem como ferramentas para originar “fábricas inteligentes”.


Confira alguns princípios:


· Interoperabilidade: a capacidade dos sistemas (máquinas, estações de montagem e produtos) e dos humanos de se comunicarem entre si por meio da Internet das Coisas e da Computação em Nuvem.


· Virtualização: simulações virtuais do ambiente industrial são criadas por sensores de dados interconectados, permitindo rastrear e monitorar remotamente todos os processos físicos da fábrica.


· Descentralização: as máquinas conseguem tomar decisões sem intercessão humana e em conformidade com as necessidades de produção.


· Capacidade em Tempo Real: consiste em coletar dados, analisá-los e entregar insights dessas análises de forma instantânea.


· Orientação a Serviço: disponibilização dos serviços através da Computação em Nuvem.


· Modularidade: capacidade de adaptar a produção flexivelmente conforme a expansão, reposição, retirada ou mutação de módulos.


Benefícios:
A automação de processos produtivos é a alternativa mais viável economicamente para seu negócio por diversas razões, a começar pelo padrão de qualidade.


Os sistemas automatizados proporcionam maior excelência qualitativa, uma vez que as máquinas são projetadas para conduzir os processos sem falhas e sob padrões rigorosos de controle.


Além disso, os recursos energéticos e matérias-primas podem ser melhores aproveitados, considerando que a automação permite trabalhar com foco em refugo zero.


Outro ponto importante é que a implementação de sistemas automatizados torna os processos industriais mais flexíveis, tanto no que se refere à capacidade de produção como à possibilidade de mudanças nos parâmetros fabris e nas especificidades do produto.  Além disso, proporciona maior precisão e segurança técnica, garantindo a viabilidade de operações altamente complexas, insalubres ou periculosas, que jamais poderiam ser realizadas por métodos manuais.