Você merece o melhor! As melhores soluções estão aqui!
30/05/2022

Automação no Varejo

 

 

Que a pandemia alterou a rotina do mundo todo, não é novidade. A tecnologia está sendo um fator de sobrevivência para enfrentar a crise, com adoção de medidas e protocolos que colaboraram com o distanciamento social e estimulam operações e rotinas automatizadas como formas de resposta.

 

As mudanças estão relacionadas tanto ao comportamento do consumidor como ao modelo de execução nas lojas, visibilidade total da cadeia de suprimentos, modelos de gestão inéditos, planejamento da mão de obra e comunicação clara e cada vez mais digital. Muitas dessas mudanças já eram praticadas em outros países, mas a pandemia acelerou a adoção destas transformações no Brasil.

 

 

 

 

 
COMO A AUTOMAÇÃO TEM SE MOSTRADO TENDÊNCIA?

A automatização de processos se mostra cada vez mais uma tendência. No aspecto comercial, existe uma demanda crescente por produtos manipulados, como frutas e carnes, embalados e higienizados. Além disso, passa-se a valorizar ainda mais ferramentas de automação, como as soluções (softwares, pin pads por aproximação, displays touch screen, dentre outros) para otimizar o checkout oferecidas pela Ganzer Automação que preservam o distanciamento social e foram feitas para atender o seu público com excelência.

 
 

Já a automação logística foi impactada por diversos fatores. O primeiro deles foi o aumento da busca por serviços e compras online: de acordo com estudos, 13% da população brasileira fez sua primeira compra online no ano de 2020. Essa demanda pelo e-commerce deve aumentar, o que inclui também a demanda por transporte e mudanças nos processos de armazenamento, além da adaptação de processos internos. Surge ainda maior exigência por parte do consumidor por visibilidade total de toda a movimentação dos produtos até chegarem ao seu destino. Para auxiliar as empresas com soluções de logística, a Ganzer Automação disponibiliza o seu portfólio, que oferece uma linha completa do início ao fim para todas as etapas de controle de estoque e entrega segura.

 
Image

 

 

A pandemia do coronavírus reforçou também a necessidade das empresas de reduzir atividades que possam colocar em risco seus colaboradores. Por isso, muitos trabalhadores do setor varejista estão em home office. Tendo em vista esse cenário, é necessário considerar a implementação de modelos de flexibilização de local de trabalho, criar módulos de treinamento sobre rastreabilidade e procedência dos produtos, por exemplo.

 
 

No aspecto comercial, o aumento do e-commerce e das atividades de conferência de dados, registro de entrada e saída de mercadorias deverão ser intensificados e aprimorados para lidar com um volume maior de informações. Isso será possível com a adoção de softwares de gestão e sistemas informatizados que permitem tomadas de ação em tempo real e aumento da produtividade. Conforme esses dados são gerados e armazenados, ferramentas de inteligência artificial podem encontrar padrões a serem aperfeiçoadas para otimizar a rotina e os processos da organização.

 
Image