Você merece o melhor! As melhores soluções estão aqui!
25/01/2023

Principais tópicos do que aconteceu na NRF 2023

 

Na última semana aconteceu a maior feira mundial do Varejo do Mundo, a NFR 2023 Retail's Big Show, este evento reúne as principais mentes do mundo para abordar tópicos importantes, fornecendo insights e perspectivas para preparar o mercado do varejo para crescer e se diferenciar. 

 

Nesta 113ª edição, a NRF teve seu foco na retomada da demanda e novas tendências para o varejo, reunimos aqui os principais tópicos abordados no evento, para você ficar por dentro e preparar o seu negócio para 2023.

 

Experiência com interatividade do cliente 

 

As experiências na loja em 2023 precisam ser envolventes, divertidas e centradas na comunidade. Os consumidores estão comprando com cautela, ponderação e repetidamente gastando em itens de empresas que se alinham com seus valores e, muitas vezes, de empresas das quais compraram anteriormente.

 

 O Laboratório de Inovação da NRF 2023: Retail's Big Show apresentou as principais tecnologias inovadoras que ajudam os varejistas a se adaptarem a essas demandas dos consumidores.

 

A plataforma de moda de luxo FARFETCH tem estado na vanguarda do comércio eletrônico, ligando criadores, curadores e consumidores ao nível global. Hoje, a FARFETCH conecta consumidores em mais de 190 países com mais de 1.400 vendedores de luxo. Neste painel, Kelly Kowal, Chief Platform Officer da FARFETCH, acompanhada pelo parceiro de marca Harrods, mostrou os desafios e lições aprendidas na construção de um modelo de negócios internacional de sucesso e como é possível acompanhar as demandas do cliente de hoje através da inovação e personalização.

 

Experiências de compra personalizadas

 

Eventos globais nos últimos 2 anos forçaram quase todo mundo a fazer compras on-line. O pensamento era que, uma vez que a pandemia terminasse, eles continuariam fazendo isso. Em 2022, os consumidores retornaram à loja; mas eles querem a informação, personalização e conveniência do online, dentro das lojas. O vice-presidente sênior de estratégia de produtos da SOTI, Shash Anand, examinou os problemas que os consumidores enfrentam no omnichannel, as mudanças nas atitudes dos consumidores, e como que os varejistas podem capitalizar utilizando a tecnologia ao seu favor.

 

A Dresslife apresentou um mecanismo de personalização específico de moda que melhora a receita, os retornos e os insights de dados para os varejistas de moda, ajudando seus clientes finais a encontrar roupas mais rápidas do que gostam e com as medidas desejadas. A inteligência artificial da Dresslife classifica o feed da categoria com base na probabilidade

de um cliente comprar e não devolver uma peça de roupa – fornecendo mais de 5% a 15% de aumento da receita líquida, em comparação com uma solução independente do setor.

 

Outra solução apresentada no evento, da Crossing Minds é uma plataforma de personalização de comércio eletrônico construída com base em dados primários que permite que as empresas recomendem rapidamente itens relevantes, façam vendas cruzadas e upsell de forma inteligente e personalizem o omnichannel por e-mail e SMS. Em sua essência, há uma abordagem altamente personalizada, com IA personalizada para as necessidades específicas de cada cliente. Isso resulta em melhores experiências de compra, taxas de conversão mais altas e um aumento médio de 96% nas vendas on-line.

 

Ampliação de formas de pagamento com a tecnologia.

 

Dan Coates da ACI Worldwide apresentou suas ideias em relação à mudança nos meios de pagamento. Vimos recentemente várias mudanças que abalaram o mundo; restrições geopolíticas, econômicas e de movimento, que empurram os comerciantes de forma acelerada a novas formas de se relacionar com o cliente, e aqueles que não estão prontos, são deixados para trás pela concorrência.

 

O cenário de pagamentos e as preferências dos clientes estão em constante mudança, e os comerciantes precisam estar prontos para o inesperado. Facilitar isso requer uma verdadeira plataforma de pagamentos, com conectividade com parcerias e tecnologias emergentes. Entregando jornadas centradas no cliente e otimizando a aceitação de pagamentos em todos os canais. Habilitando experiências de pagamento e conectando-se a parceiros de pagamento que aumentam a conversão.

 

Robótica, IA, AR e Metaverso

 

Em uma das sessões, os palestrantes da Tommy Hilfiger & NARS se juntam à Roblox para discutir como eles estão impulsionando o posicionamento da marca, investindo em lojas virtuais, construindo experiências virtuais imersivas inovadoras na plataforma e co-criando com sua comunidade. As primeiras plataformas de metaverso já estão transformando como as pessoas interagem e compartilham experiências, oferecendo novas maneiras e espaços virtuais imersivos para o engajamento. Desta forma estas marcas estão adotando esses espaços digitais como uma maneira de construir comunidades e se conectar.

 

Outros palestrantes abordaram soluções em logística com a utilização de drones e robôs, um número crescente de varejistas está adicionando drones ao seu portfólio de opções de última entrega e os compradores estão a bordo desta nova forma de recebimento.

 

Diversos palestrantes afirmam que a inteligência artificial e a realidade aumentada estão transformando a experiência de compra do consumidor por meio de experiências omnichannel. Usando a tecnologia para oferecer soluções interativas, imersivas e sustentáveis, varejistas e marcas estão resolvendo os pontos problemáticos do consumidor, levando a fidelização do cliente e crescimento das vendas. A tecnologia hoje se transforma em uma base para construir este relacionamento.

 

Sustentabilidade

 

A Levi's e a L'Oréal são amplamente reconhecidas como líderes em sustentabilidade corporativa. Nesta sessão, os executivos das empresas discutiram como a transparência em torno de seus esforços de negócios sustentáveis se tornou uma força motriz em suas estratégias corporativas. A transparência gera responsabilidade e as estratégias sustentáveis autênticas estão cada vez mais provando ser um diferencial fundamental para os consumidores conscientes.

 

Outra empresa do Innovation Lab, a Syrup Tech, apresentou um software preditivo alimentado por IA para decisões de estoque que ajuda o comércio a se mover em direção a uma indústria livre de resíduos.


Futuro e tendências

A loja do futuro é menos sobre a loja e mais sobre o modelo de negócios.

 

As lojas físicas permanecerão relevantes e se tornarão mais estratégicas para as organizações de varejo se não forem mais gerenciadas como pontos de venda. As lojas são a ferramenta mais eficaz para adquirir e engajar os clientes. Eles também foram transformados em centros de logística, serviços e experiências. As organizações de varejo precisam mudar de um foco em produtos e operações para modelos de negócios verdadeiramente centrados no cliente que exigirão novos KPIs e novas maneiras de medir a contribuição das lojas na atração, retenção e engajamento de mais clientes, aumentando seu valor vitalício.

 

Outro tema que é uma tendência é o uso da tecnologia RFID. A Lululemon usa RFID para criar visibilidade de estoque. Varejistas e marcas devem gerenciar experiências de compra e disponibilidade de produtos enquanto lidam com interrupções na cadeia de suprimentos. Melhorar a visibilidade do inventário melhora e experiência de compra para os compradores omnichannel de hoje. Para a Lululemon e a Nedap não há futuro no varejo sem RFID. 

 

O Grande desafio para qualquer varejista será, aumentar a velocidade, a eficiência e a sustentabilidade, reduzindo custos, tempo e desperdício, e sempre apostando na tecnologia para acelerar todos os processos.

Entre em contato conosco que iremos encontrar a melhor solução alavancar o seu negócio.

E-mail: contato@lojaganzer.com.br