Você merece o melhor! As melhores soluções estão aqui!
28/08/2022

Como reduzir o trabalho?

As cadeias produtivas estão cada vez mais complexas e gerenciar os recursos disponíveis e o tempo direcionado às atividades operacionais é um grande desafio para as empresas. Uma das primeiras alternativas para otimizar a produtividade é “cortar gastos”, por mais abrangente que o termo seja. 

 

Entretanto, antes de cortar de custos, é fundamental dispor de visibilidade total da operação, pois só é possível controlar aquilo que se pode ver.  

 

Atualmente, os consumidores (sejam eles pessoas físicas ou jurídicas) exigem, transparência nas relações, uma excelente experiência e qualidade no atendimento. Por isso, antes de cortar gastos, os gestores precisam entender toda a complexidade da operação e identificar seus reais gargalos. 

 

 O impacto do retrabalho na produtividade 

 

O retrabalho é uma consequência de processos falhos e problemas de gestão de tempo e produtividade. Ele é um grande vilão do bom desempenho financeiro e também da atuação da equipe.  

 

Processos complexos e burocráticos demandam muito tempo, atrasam a rotina dos colaboradores e geram insatisfação no cliente. Confira as principais implicações do retrabalho nas operações: 

 

Acúmulo de demandas 

- Consumo de recursos desnecessários 

- Descontentamento no cliente 

- Impacto negativo na cadeia de produção 

- Atraso nas entregas 

 

Como reduzir o retrabalho de forma rápida e eficiente? 

 

     A integração é a palavra-chave para processos bem-sucedidos. Automação, IOT, o 5G e a estratégia Ominichanel reforçam que o futuro é online. Gestores precisam de visibilidade de toda a cadeia produtiva e logística para garantir a continuidade das etapas, a satisfação do consumidor e saúde financeira do negócio.  

 

Aqui vai um passo a passo para te ajudar a reduzir o retrabalho na sua empresa com assertividade, melhorando seus processos e consequentemente, seus resultados: 

 

1) Antes de mais nada: planejamento! 

Qualquer mudança estrutural necessita de planejamento. Os gestores devem identificar quais processos mais consomem tempo e geram custos para o negócio. Uma excelente forma de realizar esta etapa é dialogando com seus colaboradores, afinal, quem melhor do que aqueles que desempenham estas atividades e são parte inerente do processo para apontar suas falhas? 

 

2) Automatize etapas manuais:

Processos de recebimento e gestão de matéria-prima são fundamentais para ditar o ritmo da produção, definir os insumos a serem adquiridos pelo setor de compras e estabelecer  o prazo de entrega.  

 No entanto, quando feitos manualmente, estes processos podem ser extremamente demorados e imprecisos, resultando em uma série de erros que impactarão tomadas de decisão e trarão prejuízos financeiros para as empresas. 

    Atualmente, diversos dispositivos de automação podem realizar estas tarefas em minutos, com precisão de dados e facilidade de manuseio pelos colaboradores. Coletores de dados, tags RFID e leitores de códigos de barras são os melhores aliados da produtividade e da confiança das informações. 


 

3) Integre processos:

Os hardwares fazem parte da rotina operacional das empresas e geram dados valiosos sobre todo o seu negócio, desde recebimento, apontamento de OP´s, Picking até à expedição de mercadorias. 

     Concentrar todas as informações necessárias para a rotina de trabalho em um único lugar é fundamental para quem busca ganhar tempo e qualidade nas atividades. Softwares de gestão de processos como ERPs e WMS são excelentes formas de acompanhar o trabalho, monitorar as subáreas do negócio e reunir todas os elementos necessários para apoiar as decisões dos gestores. 

 

Quer aumentar a produtividade do seu negócio e gerar inteligência para a tomada de decisão?

 

Saiba como a Ganzer Automação pode te ajudar!

 

Entre em contato: