Você merece o melhor! As melhores soluções estão aqui!
28/08/2022

Como tornar a coleta de dados mais eficiente?

Por que fazer a coleta de dados?

A coleta de dados é fundamental para a gestão de diversos processos na sua empresa, ela proporciona melhor visibilidade de todas as operações e visa captar informações importantes geradas por ferramentas e proporcionar melhorias na gestão de tempo, evitar erros nos processos e tornar mais assertiva a tomada de decisões. 

 

Por se tratar de um processo necessário, pensar em como escolher a melhor técnica, ferramenta e equipamentos é sempre uma decisão difícil.  

 

Vamos apresentar algumas práticas para tornar a coleta de dados mais eficiente na sua empresa:

 

1. Defina um objetivo.

 

Gerenciar ativos como: matéria-prima, mercadorias prontas e ferramentas.

Melhorar o controle do inventário.

Gerenciar estoque nos armazéns.

Acompanhar processos de vendas.

Controle interno e externo em processos logísticos.

 

2. Técnicas para a coleta de dados

Manual  ou automatizada?

Muitas empresas não têm uma boa gestão de dados, porque fazem os processos de forma manual com diversos formulários e planilhas, o que não permite uma acuracidade e ainda possuem erros nas informações alimentadas.

Mas a coleta de dados pode ser ainda mais eficiente se feita de forma automatizada, utilizando equipamentos corretos como coletores de dados, e uma boa ferramenta de software de ERP e WMS.

Com a coleta automatizada é possível eliminar a coleta manual, ou seja, em poucos segundos realiza tarefas que levam horas como  a gestão de inventário, entrada de matéria-prima no estoque, separação de pedidos e controles logísticos

 

3. Quais são os métodos utilizados na Coleta de dados

Quantitativo:  Esta é a forma que  serve para apontar tendências e estatísticas, ou seja, ele  gera informações para previsões futuras e decisões imediatas. 

Qualitativo: este é  o método que ajuda a encontrar os erros e entender os motivos pelos quais os processos estão errados, melhorando assim a qualidade da gestão. 

Que tal unir os métodos quantitativo e qualitativo e gerar dados de forma eficaz com  um Coletor de dados?

Desta forma é possível gerar informações com  qualidade e mais assertividade, melhorando processos,  previsões futuras e decisões.

 

4 - Equipamento para coleta de dados

Os coletores de dados são os equipamentos mais utilizados para a coleta, eles  podem ser pequenos, portáteis e robustos,  com modelos que suportam baixas temperaturas e quedas de até 2 metros,  sempre mantendo a alta performance em todos os tipos de ambientes.

 

Se preferir pode utilizar a tecnologia RFID, ou seja, a identificação por radiofrequência. Com esta tecnologia  é possível aumentar a produtividade, por exemplo, o processo de gestão e contagem de  inventários que levam horas ou até dias,  com o uso de RFID será possível reduzir este tempo em até 90%, o que significa mais produtividade e melhores resultados.

 

Usar um Coletor de Dados de RFID no inventário de estoque, além de tornar o trabalho mais rápido e preciso, reduz custos operacionais, elimina papeladas, aumenta a credibilidade da empresa e melhora o processo de localização de produtos, uma vez que, apenas com uma leitura de etiqueta, o aparelho fornece a localização do mesmo.

 

5. Como funciona o processo de coleta de dados

Antes de iniciar o processo é necessário contar com um software de gestão e equipamentos de coleta, identificação e transmissão de dados, como o coletor de dados, estes dispositivos móveis permitem alta mobilidade e agilidade.

 

Um coletor normalmente possui um leitor 1D/2D e um  teclado alfanumérico, ou ainda pode ser touch.  Para coletar os dados o usuário pode utilizar o leitor ou o teclado para gerar informações no coletor, conforme necessário, tudo acontece de forma simples e rápida.

 

Estes dados são automaticamente enviados para os sistemas ERPs, WMS de forma online, assim serão armazenados, gerando dados para serem analisados pelos gestores, facilitando a tomada de decisões e a identificação de possíveis erros no processo.

 

Conclusão: coletar dados de forma automatizada é fundamental para  um melhor direcionamento estratégico da gestão,  gerando informações precisas para melhorar a processos e resultados. Coletores de dados são muito utilizados no mundo corporativo para os mais variados objetivos. Unir agilidade, custo-benefício e comodidade em um só equipamento é possível!

 

Obtenha assertividade nas tomadas de decisões.

Conheça mais sobre como automatizar esses processos com nossa equipe comercial.

 

Clique e fale com um de nossos consultores

WhatsApp: https://bit.ly/WhatsGanzer

Email: contato@lojaganzer.com.br